Hoje em dia a informação está mais acessível do que nunca, e do que jamais imaginámos possível. Um brinde à Internet! Apesar disso, há quem ainda insista em viver na ignorância, por desleixo, por futilidade, não acrescentando valor à vida, ao universo, a todos nós!
Viver uma vida comum, igual a tantas outras, por falta de consciência, educação, conhecimento e acima de tudo responsabilidade pela vida e pelo nosso Mundo já está em desuso, não acham?
Assim, no ADN BIO não se vai ler sobre politica, futebol, sobre os mercados financeiros ou o desemprego. Chamamos antes a autênticidade da vida à nossa vida, que é só uma! A nossa educação profissonal e o nosso papel social, estão sempre mais presente que NÓS. É tão ilógico! O nosso corpo, a nossa mente, têm que ser cuidados para guiar com sucesso a missão pessoal de cada um. Sem os 4 elementos da Natureza de que nos servem os fundos de pensões? Sem energia e vitalidade de que nos serve o LCD, o X6 ou a viagem à Sardenha?
Faço a minha parte, educo-me a mim e a quem lhe interessar :)




sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

NÃO À ÁGUA ENGARRAFADA!

Quanto gastas, por ano, em água engarrafada? Não será um absurdo?

Que a água é o maior bem da nossa vida, não é segredo para ninguém. Mas o que pode ser segredo é a qualidade desse bem.

A maioria das pessoas não consome água da torneira devido a vários subprodutos (trihalometanos, entre outros) que o cloro, utilizado no tratamento da água, produz e que podem ser responsáveis por determinadas doenças. Sabe-se hoje que cerca de 20-30% de determinados cancros deve-se ao consumo continuo de água tratada com cloro, quer seja a que bebemos ou a que utilizamos para cozinhar e lavar os alimentos.

Em contrapartida temos a água engarrafada. Mas já paraste para pensar no enorme custo económico, ambiental e social que é consumir água engarrafada?

1º- Enquanto muita gente em países desenvolvidos compra água engarrafada por causa da segurança, limpeza, gosto e status, mais de 1 bilhão de pessoas em países pobres não têm acesso a água potável, seja ela engarrafada ou não. Não será uma falta de respeito?

2º- O impacto ambiental pode começar na fonte, e alguns córregos e lençóis freáticos podem esgotar-se quando há uma "retirada excessiva" de água engarrafada.

3º- E para além do plástico ser feito a partir do petróleo e do gás natural, dois recursos não renováveis, a produção, a distribuição, o lançamento ao lixo e a eventual separação e reciclagem da garrafa de plástico têm custos elevadíssimos.

Para não falar que, quem ganha com tudo isto são as multinacionais do costume.

Actualmente existe uma grande campanha nos EUA contra a água engarrafada, pois só em termos de produção de garrafas de plástico a emissão de CO2 é equivalente a 100.000 carros. O aquecimento global tornou-se mesmo numa verdade inconveniente, mas parece que muitos ainda não se deram conta da gravidade da situação. Prevê-se que, daqui a 50 anos, o petróleo esgotar-se-à e daqui a 40 o nível da água do mar irá subir 12 centímetros, o que equivale a termos a nossa bela Costa Vicentina comida em cerca de 8 metros.

Isto tudo não te pesa na consciência?

Porque não páras para pensar só um bocadinho?

Um bem que devia ser grátis, gastamos fortunas, deslocamo-nos para o ir buscar, e nem sabemos em que condições chega até nós. No rótulo diz “preservar da luz, do calor e de odores fortes”. São eles próprios que o dizem! Será que a garrafinha de água nos chega nessas condições? Duvido...

Enquanto que a canalizada vem através de condutas, longe do calor, da luz e dos odores. Contudo, até esta maneira não é muito segura, pois as condutas encontram-se debaixo de estradas e muitas têm dezenas de anos. O fibrocimento de que são feitas podem fissurar e aí cair gotas de óleo ou gasoleo.

A solução passará então por utilizar um sistema de tratamento de água, mas um bom, que garanta a qualidade bacteriológica da água. Um bom sistema de tratamento de água terá de utilizar a tecnologia de filtro de carvão, de modo a que os minerais benéficos, como o cálcio, magnésio e o fluor, que por não serem à base de carbono, não formam uma ligação com o filtro de carvão, passando através dele e permanecendo na água.

Com um bom sistema de tratamento de água estaremos a contribuir para uma saúde melhor e acima de tudo para um Mundo melhor!

3 comentários:

  1. Boa! descobriste a pólvora! E orçamento para isso?

    ResponderExcluir
  2. Completamente de acordo!
    Segui os concelhos da Olga e agora pago MUITO menos por água de superior qualidade.

    Beijos para ti Olga,
    Tiago e Carina Magalhães

    ResponderExcluir
  3. Cara amiga,

    Gostaria de discordar do absolutismo com que apresentas a tua ideia de boicotar a àgua engarrafada... imaginas-te a ir a um café e pedir um copo de água do filtro?? e será que o filtro tá bom?? Ok! talvez tenham garrafas de vidro... e no supermercado ou qd compras para fazer um IR, ou outra viagem, por exemplo? Vais de cantil na mão comprar água??? Claro que não sou um velho do restelo e até certo ponto concordo contigo mas conhecendo o nosso pais há uma solução muito simples que já é utilizada em muitas outras questões... copiar os estrangeiros... conhecemo-nos na viagem rep.checa para a polonia, dois extremos de pobreza mas qd nos "separamos" foi na alemanha e passadas umas horas tava com o joaozinho a comprar uma garrafa de água em plástico por 2,5€ e a pagar mais 0,5€ pela tara!!! sim é simples... e resulta... e aposto que 95%, pelo menos, das garrafas de plástico passam a ser recicladas... e esta hein???

    ResponderExcluir