- É ela que transporta os nutrientes e as vitaminas por todo o nosso organismo, para que este possa então funcionar correctamente;
- É a água que permite às células gordas libertarem os contaminantes em solução que, por sua vez, são dispersos nos rins, permitindo a perda de peso e a redução de retenção de líquidos;
- Favorece a lubrificação das articulações;
- Actua como um intensificador de electronegatividade dos glóbulos vermelhos, possibilitando reduzir o risco de doenças cardíacas;
- Aumenta o numero de calorias que queimamos ao efectuar as nossas actividades diárias;
- Protege os orgãos e actua para minimizar a fadiga;
- Regula a temperatura do corpo;
- Favorece a concentração e o tempo que tardamos a reajir aos estímulos externos, especialmente durante o exercício;
- Hidrata a pele, aliás é o melhor hidratante para a pele, deixando-a mais suave e sem rugas;
- O consumo de água durante a actividade física, aumenta a resistência e os músculos continuam descontraídos no fim da actividade.
Para verificares que a ingestão de água está insuficiente observa a tua urina. Pois, quando isso ocorre, os rins tentam compensar conservando a água e portanto libertam uma urina mais concentrada, com coloração amarelo mais acentuado.
Os nossos rins têm que filtrar cerca de 1800 litros de fluido diariamente. Se existir água em abundância, os rins irão funcionar facilmente, caso contrário, serão forçados a reciclar demasiados resíduos, deixando alguns para trás e depositando-os em forma de pedras. Grande parte da composição das pedras nos rins são dos mesmos minerais encontrados na água canalizada ou na água mineral.
É por isso que muitas pessoas sabendo que, a água contaminada pode ser prejudicial à saúde, estão preocupadas com a segurança das suas fontes de água. Os aglomerados populacionais urbanos, a indústria, a agricultura, os meios de transporte, libertam sistematica poluentes para o meio ambiente que contribuem para a degradação da qualidade da água. Centenas de contaminantes (como bactérias e vírus do lixo domiciliar, poluentes tóxicos dos combustíveis, derramamentos de óleos e de metais pesados industriais e compostos químicos orgânicos como os pesticidas) têm sido detectados na água potável. É aqui que entra o cloro, usado paradesinfectar a maioria dos microorganismos. Mas, obviamente o cloro nunca poderá fazer bem à saúde.
Assim, a forma mais efectiva de reduzir estes contaminantes será utilizar um sistema de tratamento de água. Informa-te no mercado quais são as melhores opções e não hesites em comprar um. É um dos melhores investimentos para ti e para a tua família, que podes alguma vez fazer!